Outros Tipos de Entrevista
São muito diversas as modalidades de entrevistas semiestruturadas, das quais destacamos: a focalizada, a centrada no problema, a clínica, não-dirigida e a etnográfica.
Entrevista focalizada
Esta entrevista, orientada para a captação de informação significativa resultante dos impactos de estímulos diversos sobre os entrevistados, "permite estabelecer, por comparação, a diferença entre os factos objetivos da situação e as definições subjetivas feitas pelos entrevistados" (Flick, 2005, p. 78, citado por Pardal & Lopes, 2011, p. 87).
Entrevista centrada no problema
Caracteriza-se essencialmente pela recolha de dados biográficos, centrando-se num assunto específico e com base em instrumentos previamente preparados (perguntas e outros meios).
Entrevista clínica
Esta entrevista é utilizada para o estudo de motivos, sentimentos e conduta das pessoas. Este tipo de entrevista organiza-se numa série de perguntas específicas.
Entrevista não-dirigida
Neste tipo de entrevista, o entrevistador sugere o tema e deixa o entrevistado falar livremente sem o forçar e condicionar a responder a este ou aquele aspeto; existe liberdade total por parte do entrevistado, que poderá expressar as suas opiniões e sentimentos.
A função do entrevistador, neste tipo de entrevista, é de incentivo, levando o entrevistado a falar sobre determinado assunto, sem ser forçado a tal pelo entrevistador.
Entrevista etnográfica
Consiste essencialmente na articulação sistemática da "revelação das experiências concretas das pessoas com o tema da investigação" (Flick, 2005, p. 93, citado por Pardal & Lopes, 2011, p. 87).